quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DICAS PARA PROVAS FCC

Colegas, 

Com base na minha experiência em concursos da FCC (estou na lista do TRF3, na lista do TRT9 e do MPU), mais especificamente técnico e analista, vou postar aqui alguns pontos que acho fundamental para uma boa prova:

1. LEI SECA
Acho importante ler muito muito muito a lei. Geralmente, as questões da FCC são letra de lei (e súmulas). Por isso, peguem o edital, separem por matéria os artigos que serão cobrados e leiam muito. Eu gosto de deixar sempre coloridinho, com destaque e desenhos para ajudar mesmo a memorização.

2. TEORIA
Mesmo que cobrem muita lei seca, há questões que serão teórias: controle de constitucionalidade, aplicabilidade das normas constitucionais, alguns entendimentos do STF/STJ, conceitos eleitorais, informática, etc. Aí acho interessante um resumo ou um desses livros esquematizados.

3. REDAÇÃO
A redação FAZ MUITA DIFERENÇA nas provas. Você pode ir super bem na objetiva, mas se for mal na redação, ficará bem atrás de quem foi razoável nas questões e muito bem na redação (isso já aconteceu comigo no TRF 3 - minha primeira prova). 
Portanto, TREINEM, ESCREVAM TODA SEMANA UMA REDAÇÃO E PEÇAM PARA ALGUÉM CORRIGI-LA. 
Tenho contato de 2 professoras muito boas que corrigem por email (elas cobram por isso). Se quiserem, enviem um email para mim.

4. QUESTÕES
Fazer questões ajuda muito na fixação e julgo muito importante. Porém, não vale só assinalar o que é certo ou errado....acho que a pessoa tem que fundamentar com base na lei o porquê...isso ajuda a fixar mais.
Para quem quiser, gosto de pegar provas no www.pciconcursos.com.br e www.questoesdeconcursos.com.br.

5. COMO ESTUDAR PARA PROVAS
Aconselho muito o livro do William Doulgas sobre o tema. Ele dá um ânimo para estudarmos, motivação e dá muitas dicas e conselhos sobre como estudar para as provas. Aconselho muito para quem está começando e para quem está desanimado!

Como vocês podem ver no blog, disponibilizo alguns materiais (alguns cobrados) para ajudar: provas compiladas por matérias, resumos, etc.

Esses materiais são feitos para o meu estudo e, portanto, são super bem feitos!

No mais, quem precisar de alguma ajuda, estiver com alguma dúvida, pode escrever!

concurseiracdf@gmail.com





2 comentários:

  1. Oi!

    Tenho 30 anos e nunca fui uma aluna exemplar, por não gostar muito de estudar tenho dificuldades de aprendizado hoje estou tentando estudar para o concurso do Banco de Brasil mais estou morrendo de medo de ser um fracasso total. Você teria alguma dica para me dar?

    ResponderExcluir
  2. Olá, td bem? Me manda um email? concurseiracdf@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir