quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Temas de Redação FCC - TRT

OLÁ GALERITA!!!

Muito obrigada pelos emails que tenho recebido!! Fico muito feliz em saber que muitos gostam do blog e que este tem sido útil para os seus estudos.

Bom, diante de vários emails que recebi também sobre temas de redação, correção, etc., seguem abaixo vários temas que peguei de provas da FCC para cargos de analista judiciário, analista -execução de mandados e técnico administrativo de TRTs.

Divirtam-se!!


ANALISTA JUDICIÁRIO

TRT 23 - 2011
Discorra sobre o Agravo de Instrumento no Processo Trabalhista mencionando:
− hipóteses de cabimento;
− procedimento;
− formação do instrumento;
− competência para julgamento.

TRT 24 - 2011
Atente para as seguintes afirmações:
1. A liberdade de imprensa é, indiscutivelmente, um pressuposto para o exercício da democracia.
2. Eventualmente, em nome da liberdade de imprensa, o sensacionalismo de certas práticas jornalísticas desrespeita outros direitos e compromete a essência mesma dos princípios democráticos.
Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
"A liberdade de imprensa", posicionando-se em relação às afirmativas acima.

TRT 6 - 2012 (ANALISTA JUD E EXECUÇÃO DE MANDADOS)
A Declaração de Chapultepec é uma carta de princípios e coloca “uma imprensa livre como uma condição fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam a sua liberdade. Não deve existir nenhuma lei ou ato de poder que restrinja a liberdade de expressão ou de imprensa, seja qual for o meio de comunicação”. O documento foi adotado pela Conferência Hemisférica sobre Liberdade de Expressão realizada em Chapultepec, na cidade do México, em 11 de março de 1994.
(http://www.anj.org.br/programas-e-acoes/liberdade-de-Imprensa/declaracao-de-chapultepec)
Ainda que o Brasil tenha assinado a declaração em 1996 e renovado o compromisso em 2006, não é incomum a defesa de que limites deveriam ser impostos à liberdade de imprensa, mas até que ponto isso poderia ser feito sem prejuízo da liberdade de expressão e do direito à informação?

Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Liberdade de imprensa, desenvolvimento da sociedade e direitos individuais.

TRT 22 – 2010
Um filósofo alemão já lembrou, para ilustrar uma teoria sua, que as propriedades de um círculo de 1 milímetro de diâmetro são as mesmas de um círculo de 100 metros de diâmetro. Essa constatação não deveria sair da cabeça dos juristas quando da aplicação da lei a pessoas de diferentes classes.

Redija uma dissertação acerca do tema discutido no texto acima.

TRT 9 – 2007
O Código Processual Civil (CPC) dispõe, em seu artigo 475-J, que, caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou já fixada em liquidação, não o efetue no prazo de quinze dias, o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art. 614, inciso II, desta lei, expedir-se-á mandado de penhora e avaliação. Pela leitura desse dispositivo legal, constata-se que a lei não fixou o termo inicial da contagem desse prazo de quinze dias. Por isso, o tema tem suscitado dúvidas e interpretações divergentes quanto à necessidade da intimação pessoal do réu para cumprir a sentença no prazo de quinze dias e quanto ao termo inicial para a incidência da multa, que se inicia depois de transcorrido o prazo concedido ao réu e somente caso não seja obedecida tal determinação.

Com base nessas informações, redija um texto expondo, justificadamente, os argumentos dessas interpretações divergentes dadas pela doutrina e pela jurisprudência ao artigo acima mencionado.

TRT 1 – 2008
DROGAS ILÍCITAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Ao redigir seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< motivos para a opção pelo trabalho com drogas ilícitas em detrimento da opção pelo trabalho lícito;
< possíveis medidas e atitudes para enfrentamento do problema das drogas ilícitas;
< o narcotráfico na economia global.

TRT 18 – 2008
QUESTÃO 1
A empresa Alpha despediu com justa causa João, gerente de sua filial da cidade das Luzes, tendo em vista a existência de desfalque no estoque de produtos da filial de responsabilidade do empregado. João ajuizou reclamatória em face da empresa requerendo a inversão do motivo de sua dispensa e a empresa apresentou reconvenção em face de João, pleiteando o valor de R$ 20.000,00 referente ao desfalque do estoque. A reclamatória foi julgada improcedente e a reconvenção procedente. João interpôs Recurso Ordinário, deixando de depositar o valor referente ao depósito recursal, sob a alegação de que não seria devido o recolhimento das custas por ser ele beneficiário da justiça gratuita em razão de sua hipossuficiência. O M.M. Juiz da Y Vara do Trabalho julgou deserto o Recurso Ordinário pela falta do depósito recursal. Analise o caso e elucide, sintética e fundamentadamente, a respeito de qual recurso deverá ser adotado por João, mencionando o prazo de interposição, o seu processamento, seus efeitos e seus aspectos formais.

TRT 2 – 2008
Desculparia de bom grado em nosso povo a tendência para não admitir como modelo e regra de perfeição moral senão os próprios usos e costumes, pois é defeito generalizado, não somente no homem comum como em quase todos os homens, reconhecer e seguir apenas o que se praticou desde o berço. (Montaigne)

2. Aproveite as idéias desse texto para desenvolver uma dissertação, na qual você exporá seu ponto de vista acerca do seguinte tema:

A transitoriedade das leis atende ao permanente senso de justiça.

TRT 17 – 2009
Pedro ingressou com reclamação trabalhista contra a empresa Alfa, alegando que teria trabalhado nessa empresa, como empregado, no período de 2/5/2006 até 15/7/2008. A empresa Alfa, em contestação, alegou que Pedro não seria seu empregado, mas sim seu representante comercial.
Alegou também, em preliminar, a incompetência da justiça do trabalho para julgar a referida ação.
No entanto, por meio de sentença trabalhista, foi assegurado a Pedro o reconhecimento do vínculo empregatício, além de saldo de salário retido, aviso prévio, 13. salário e férias, conforme o pedido. Não houve, por outro lado, determinação de recolhimento das contribuições sociais em relação aos salários do período do vínculo, mas apenas em relação às parcelas da condenação.
A empresa Alfa não interpôs recurso, mas a União, quando intimada da sentença, interpôs recurso ordinário, com vistas a determinar a cobrança judicial também das contribuições sociais que deveriam ter sido recolhidas ao longo do vínculo de emprego e que não o foram.
O recurso ordinário foi julgado improcedente, razão pela qual a União interpôs recurso de revista para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Este, por sua vez, conheceu o recurso e negou-lhe provimento.

Com referência à situação hipotética acima apresentada, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente, de forma objetiva e fundamentada, os seguintes aspectos:
_ competência da justiça do trabalho para determinar o recolhimento da contribuição social destinada à seguridade social, no caso em tela;
_ competência da justiça do trabalho para julgar, no caso em questão, reclamação trabalhista que envolva contrato de representação comercial;
_ possibilidade, no caso em apreço, de interposição de novo recurso contra o acórdão proferido pelo TST.

TRT 3 – 2009
A força dos costumes de um povo costuma ter mais peso que o de certas leis. Por vezes, uma lei somente é obedecida pelo temor da punição reservada a quem a ignorar. Já os costumes, arraigados na tradição de uma sociedade, são comparáveis aos conselhos de uma pessoa sábia e experimentada, que não ousamos desprezar. Cabe ao legislador ter sabedoria suficiente para dinamizar a vida de uma sociedade: deve ele, ao mesmo tempo, respeitar a índole revelada nos costumes de um povo e não temer a necessidade de propor leis que respondam aos avanços da civilização.
2. Redija uma dissertação na qual você argumentará, com coerência e clareza, em favor de seu ponto de vista acerca do tema discutido no texto acima.

TRT 9 – 2010
Muita gente vê como opção compulsória a decisão entre “julgar com a cabeça” e “julgar com o coração”.
Nesses termos, razão e sentimento tornam-se incompatíveis. O homem deveria reconhecer e homenagear sua complexidade, jamais admitindo essa drástica separação, pela qual tanto o sentimento como a razão saem diminuídos.
3. Levando em conta o que afirma esse texto, redija uma dissertação em que você se posicionará, de modo claro e coerente, diante do seguinte tema:
Quem julga sem equilibrar lucidez e sensibilidade não alcança a justiça.


EXECUÇÃO DE MANDADOS:

TRT 4 – 2011
Cientistas sociais dos EUA chegaram a algumas conclusões sobre como as pessoas reagem em situações de catástrofes e emergências naquele país. A primeira delas é que, ao contrário do que sugere o senso comum, vítimas costumam reagir com racionalidade aos acontecimentos. Pânico contagiante, fuga em massa, saques, ainda que possam ocorrer de forma esporádica, constituem o que autores como Enrico Quarantelli e Henry Fisher chamam de “mitologia do desastre”. Emergências, dizem, tendem a despertar o altruísmo das pessoas, não o lobo que existe dentro de cada um de nós. (folha de sp 15/01/11)
Redija uma redação acerca do papel da mídia na criação e perpetuação de mitos.

TRT 14 – 2011
Discorra sobre os Embargos de Terceiro no Processo Trabalhista mencionando:
− conceito;
− hipóteses de cabimento;
− legitimidade para interposição;
− procedimento.

TRT 20 – 2011
Responda fundamentadamente no que consiste a penhora, no direito processual do trabalho, e quais os seus efeitos.

TECNICO ADMINISTRATIVO

TRT 5 – 2012
100% da população a fazerem determinadas coisas, mas sim o de oferecer a todos − colocando os meios à disposição – a possibilidade de escolher entre gostar ou não de algumas delas. Isso exige uma mudança de foco fundamental, ou seja, não se trata de colocar a cultura ao alcance de todos, mas de fazer com que todos os grupos possam viver sua própria cultura. A tomada de consciência dessa realidade deve ser uma das bases da elaboração de políticas culturais, pois o “público” é um conjunto de públicos diferentes e esta diversidade de públicos exige uma pluralidade cultural que ofereça aos indivíduos possibilidades de escolha.
(Adaptado de Isaura Botelho. Dimensões da Cultura e Políticas Públicas. Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000200011)
Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
A gestão pública e o incentivo às práticas culturais

TRT 19 – 2008
Texto I
O esporte pode ser instrumento para unificação da sociedade, com a oferta de oportunidades de realização para jovens.

Texto II
Os jogos Olímpicos de Pequim primaram pela grandiosidade dramática, pela sofisticação visual e pela ostentação tecnológica. Apesar da repetição sistemática de um suposto espírito olímpico de confraternização e de superação, impera a lógica do mundo da produção: a divisão entre vencedores e perdedores. A expressão numérica do sucesso esportivo está vinculada, como é mais do que evidente, ao poderio econômico de cada país.
(Flávio de Campos)
Escreva uma dissertação, posicionando-se com argumentos a respeito do assunto abordado nos dois textos.

TRT 18 – 2008
A faixa litorânea do País foi privilegiada em seu desenvolvimento, desde o período colonial.
A construção de Brasília foi uma das metas governamentais de Juscelino Kubitschek, cujo objetivo era levar o desenvolvimento para o interior do País.
A partir das afirmativas acima desenvolva suas idéias, num texto dissertativo, posicionando-se com argumentos sobre a questão:

A mudança geográfica da capital − com suas implicações sociais e econômicas − trouxe o desenvolvimento esperado para todas as regiões do País?

TRT 15 – 2009
Os provérbios populares costumam encerrar alguma sabedoria, quase  sempre extraída das experiências da vida, mas não é preciso tomá-los ao pé da letra, ou imaginar que as verdades neles expressas sejam absolutas. Mesmo os mais sábios provérbios suscitam análise e discussão. O mesmo ocorre com certas frases feitas: têm um ar de verdade absoluta e, no entanto, encobrem ou silenciam aspectos importantes na generalização do seu sentido. É preciso discuti-las.
Com base no que afirma o texto acima, redija uma dissertação na qual se discuta, de modo claro e coerente, com argumentos, o seguinte provérbio:

Águas passadas não movem moinho.

TRT 6 – 2012
“Viajar amplia os horizontes”, diz o lugar-comum. Todos os indicadores apontam que os brasileiros estão viajando como nunca, sobretudo ao exterior. Será que esse contato com outros países e diferentes culturas está contribuindo para nos tornarmos mais bem-informados, críticos, perceptivos e tolerantes? Ou, como querem alguns, estaríamos voltando ao país carregados apenas com os bens de consumo que o real valorizado tornou mais fácil adquirir?

Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Turismo internacional hoje: transformação pessoal ou consumo desenfreado?

TRT 20 – 2011
Trabalho:
1. atividade profissional regular remunerada ou assalariada;
2. atividade humana que, com o auxílio ou não de máquinas, se caracteriza como fator essencial de bens e serviços.

É perturbador constatar que, em pleno século XXI, ainda haja trabalhadores submetidos a condições análogas às do trabalho escravo.

A partir das considerações acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito da afirmativa:

Uma sociedade justa é aquela que garante o respeito ao trabalhador

3 comentários:

  1. Concurseira onde posso encontrar temas de redação para analista judiciário do Ministério Público?

    ResponderExcluir
  2. Nossa..não sei. Eu entraria nos sites de cada MP, concursos, servidores e procuraria assim....abs

    ResponderExcluir
  3. É VERDADE QUE A fcc de todas as bancas é a menos rigorosa na correção das redações?

    ResponderExcluir